Governo

640x128
PIB brasileiro sobe 0,4% no 1º trimestre de 2018
O produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no Brasil, avançou 0,4% no 1º trimestre deste ano, em relação aos três meses anteriores. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30) pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado, nessa base de comparação, é a quinta alta consecutiva, após oito quedas seguidas. Já em relação ao primeiro trimestre de 2017, a alta foi de 1,2%.
Ainda em relação ao trimestre encerrado em dezembro, o destaque para a retomada foi para a agropecuária, que cresceu 1,4%. Em seguida, os melhores avanços foram nos setores da indústria e serviços, que apresentaram variação positiva de 0,1% cada.
O consumo das famílias continuou em recuperação e registrou elevação de 0,5%, os investimentos subiram 0,6%, enquanto o consumo do governo teve recuo de 0,4%.

*G1

Em 2017, o PIB teve uma alta de 1%, após dois anos consecutivos de declínio no indicador. As projeções para este ano apontavam para alta de até acima de 3%. No entanto, as perspectivas tiveram que ser revisadas e agora estão em torno de 2%.
De acordo com a última divulgação do boletim Focus, do Banco Central, os analistas do mercado financeiro reduziram a previsão de alta do PIB para o ano de 2,50% para 2,37%. Além disso, o próprio governo diminuiu a previsão de crescimento da economia brasileira em 2018 de 2,97% para 2,5%.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim