Governo

640x128


Bárbara Paiva apostou na qualificação e agora colhe os frutos


Pablo Isaac foi beneficiado com agência de encaminhamento


Estudantes Pablo e Bárbara: jovens comemoram conquista de emprego

A retomada da economia, segundo indicadores oficiais, acontece de forma lenta. Em Mossoró, os reflexos desse cenário podem ser sentidos no emprego, que segue com saldo negativo. Em abril, foi registrada retração de 204 vagas formais de trabalho. Mas, alternativas que facilitam o acesso ao mercado de trabalho, como agências de encaminhamento, estão sendo usadas por jovens para espantar o fantasma do desemprego.
Essa foi a estratégia utilizada pelo estudante Paulo Isaac Oliveira, 18, que estava desempregado há quatro anos. Ele voltou ao mercado de trabalho através de encaminhamento feito pela Agência de Emprego Cebrac, e está otimista com a oportunidade.
“Pude saber o quanto é complicado ficar sem emprego, e agora, graças ao auxílio da agência, consegui retomar ao mercado, através de encaminhamento. Esta é a oportunidade que esperava há muito tempo”, comemora.


Qualificação
Bárbara Paiva, 19, é outro exemplo de que, apesar do momento difícil da economia, é possível conquistar a tão desejada vaga de emprego. Assim como Paulo, ela apostou na agência de encaminhamento e num item que se tornou diferencial quando o assunto é mercado de trabalho: a qualificação.
“Eu faço o curso de assistente administrativo no Cebrac, e acabo de conquistar meu primeiro emprego, com apoio da escola e da agência, que tiveram papel decisivo no processo. Agora vou poder pagar meu curso com meu próprio salário”, detalha.
Diferencial
A gestora do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), Renata Brito, é categórica. Para ela, buscar auxílio da agência e investir em qualificação profissional fará a diferença na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. “A agência direciona o candidato para a vaga que possui o perfil detalhado no currículo, e ter qualificação profissional colocará este candidato à frente dos demais. Não tem segredo”, pontua.
A agência não tem fins lucrativos e oferece um banco de currículos, onde a contratante parceira busca profissionais adequados ao perfil que procura. No mês passado, a Agência Cebrac de Empregos encaminhou dezenas de candidatos a vagas disponíveis em empresas parceiras, o que resultou em 10 contratações.
 “É muito simples ser parceiro da Agência de Emprego Cebrac. Estamos à disposição na nossa sede, Rua Francisco Ramalho, Centro, vizinho à capela de São Vicente, fone 3316-8331, whatsapp 99967-0340. Também poderemos visitar a empresa interessada”, informa Renata Brito, gestora do Cebrac.
Encaminhamento
Para o candidato, a vantagem é que a agência o encaminha à vaga mais adequada ao perfil dele. Basta apresentar currículo para avaliação. E o candidato não necessariamente precisa ser aluno do Cebrac, embora ele tenha prioridade pela garantia da qualidade em sua qualificação.
 A agência, como o Cebrac, existe em todo o país. “Estamos trazendo essa experiência exitosa em outros Estados para Mossoró”, destaca. A escola funciona na cidade acerca de três anos e oferece, para jovens a partir dos 12 anos, cursos de Assistente Administrativo, Atendente de Farmácia e Inglês.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim