Independência

Independencia banner
Fortaleza dos Reis Magos, em Natal (Foto: Fernando Chiriboga)
Em 6 de janeiro de 1598 era inaugurada a Fortaleza dos Santos Reis. No ano seguinte, no dia 25 de dezembro, a capital dos potiguares recebia demarcação.
No dia em que o mundo cristão celebra o nascimento de Jesus Cristo, a capital potiguar comemora aniversário. Por isso foi batizada de Natal. Nesta terça-feira, 25 de dezembro, a cidade completa 418 anos de história.


Vista aérea da capital potiguar (Foto: Canindé Soares) Vista aérea da capital potiguar (Foto: Canindé Soares)
Vista aérea da capital potiguar (Foto: Canindé Soares)
Vista aérea da capital potiguar (Foto: Canindé Soares)
A capital do Rio Grande do Norte surgiu a partir da intenção espanhola de expulsar os franceses do litoral brasileiro no período da União das Coroas Ibéricas (1580 -1640). O rei da Espanha, Felipe II, determinou a construção de uma fortaleza para proteger a Barra do Rio Grande - como era chamado o território naquela época - e a fundação de uma cidade a uma légua da fortificação.

Também conta a história que a Espanha queria a todo custo expulsar os franceses, porque a França era uma nação inimiga do reino espanhol. E nesta época, Portugal estava sob domínio da Espanha. Primeiro os franceses foram expulsos da Paraíba; depois, do Rio Grande.
Em 6 de janeiro de 1598 foi inaugurada a Fortaleza dos Santos Reis (hoje chamada Fortaleza dos Reis Magos), cujo nome faz referência ao Dia de Reis, quando se encerra o ciclo natalino. Quase dois anos depois, a uma légua da edificação, nasceu a cidade, a qual teve os limites demarcados em 25 de dezembro de 1599.

Em 1633, Natal é alvo da invasão Holandesa ao Brasil e recebe provisoriamente o nome de Nova Amsterdã, em alusão à capital holandesa. Um relatório desta época registra que havia cerca de 30 casas em Natal, a maioria delas cobertas com palhas.

Atualmente
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Natal tem atualmente 803.739 mil habitantes numa área de 172 quilômetros quadrados. O Produto Interno Bruto (PIB) da capital é de R$ 10 bilhões e a renda per capta de R$ 5.411 mil, de acordo com os dados da prefeitura.

Pedrinho Mendes é um dos principais destaques da música potiguar (Foto: Divulgação)
Pedrinho Mendes é um dos principais destaques da música potiguar (Foto: Divulgação)
'Linda Baby'

Para comemorar a data, o cantor e compositor Pedrinho Mendes será a atração desta segunda-feira (25) na Praça da Árvore de Mirassol, a partir das 19h. Ele sobe ao palco para cantar o repertório que imortalizou há três décadas em “Esquina do Continente”, com o clássico “Linda Baby”.

Nome icônico da música potiguar, Pedrinho Mendes também vai ganhar um DVD gravado ao vivo na apresentação desta segunda.

Do G1 RN






Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo