Governo

640x128
Órgão faz orientações para consumidor escapar de falsas promoções. Cerca de 35 lojas foram notificadas desde a última segunda (20) na capital potiguar.
Black Friday em Natal 
O Procon Estadual do Rio Grande do Norte registrou mais de 200 atendimentos desde a madrugada até o início da manhã desta sexta-feira (24), em Natal. Na maioria dos casos, porém, os consumidores apenas tiraram dúvidas com os fiscais, ou queriam resolver pequenos conflitos, como diferença entre valores anunciados e os que estavam no caixa de hipermercados que abriram desde à meia-noite na capital potiguar.


De acordo com Cyrus Benavides, diretor do órgão, cerca de 35 empresas potiguares foram notificadas oficialmente a adequar propagandas ou preços de produtos, desde a última segunda-feira (20), quando começou a operação do Procon no combate aos falsos descontos e maquiagem de preços na Black Friday. Ao todo, 10 equipes de fiscais estão espalhadas pela cidade, visitando comércio de rua, shoppings, hipermercados e atacadistas.
"Nós somos favoráveis à Black Friday e ao movimento positivo que ela causa no comércio, mas o consumidor deve estar atento às propagandas. Temos casos, por exemplo, em que a publicidade diz que toda a loja está em promoção, mas nas letras pequenas é apenas uma prateleira específica", ressalta.
Em um caso, uma bebida tinha um valor no encarte, mas estava mais cara no caixa do supermercado. O consumidor percebeu na hora do pagamento. O diretor afirmou que outra empresa publicou um encarte com 30 produtos em promoção, porém os fiscais não encontraram nenhum deles na prateleira da loja.
"Não é que tinha vendido muito. É porque a loja apenas colocou como atrativo e disponibilizou uma quantidade muito pequena, incompatível com o próprio tamanho do estabelecimento e quantidade de clientes", explicou. A empresa foi notificada a disponibilizar produtos similares pelo mesmo valor e cumpriu. Ela também teve que informar, na entrada da loja, a lista de produtos que estavam indisponíveis.
O procon disponibilizou o número 151para denúncias. Nesta sexta, elas também podem ser feitas pelo Whatsapp (84) 99991-2003.

O Procon também fez três recomendações aos consumidores:
Pesquisar o preço antes da Black Friday, para verificar se a promoção é verdadeira. As lojas também são recomendadas e informar qual era o valor antes da promoção.
O consumidor deve estar atendo aos sites na internet. E ele pode desistir da compra online em até sete dias.
Cuidado com o endividamento - o uso de cheque especial ou o exagero nas compras no cartão de crédito podem causar dívidas maiores que os descontos adquiridos.
Veja abaixo as ações das grandes varejistas e lojas em Natal:
Extra
Os hipermercados Extra de Ponta Negra e do Midway Mall passaram a madrugada abertos e só fecham as portas às 23h desta sexta (24).
Lojas Americanas
A Americanas do Praia Shopping funciona desde a meia-noite de quinta-feira (23) e ficou aberta durante a madrugada, permanecendo com promoções ao longo do dia.
Natal Shopping
Na sexta-feira (24) o shopping tem horário estendido e as lojas funcionam funcionam até às 23h. São mais de 100 lojas de todos os seguimentos em promoção.
Praia Shopping
O horário estendido já começou nesta quinta-feira (23), outras vão abriram às 8h nesta sexta (24). O estacionamento também estará com 50% de desconto e o Moviecom oferece 20% de desconto no ingresso comprado no site.
Midway Mall
Na sexta-feira (24) o shopping fecha às 23h. E hipermercado Extra funcionará até as 23h da sexta-feira ininterruptamente ficando toda a madrugada aberto.
Partage Norte Shopping
Na sexta (24) e no sábado (25) o shopping funciona das 8h às 

Por G1 RN



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim