Cacim

Print
Taxistas estacionam carros na Esplanada dos Ministérios para pressionar pela aprovação do PL nº28/2017 no Senado (Foto: TV Globo/Reprodução)

Taxistas estão com os carros estacionados ao longo do canteiro central da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, desde a noite desta segunda (30) para protestar contra a aprovação de projeto de lei que regulamenta o serviço de transporte por aplicativo de celular. O PL está na pauta do Senado desta terça-feira (31). Motoristas de apps como Uber e Cabify também estão no local, mas no sentido oposto, desde a madrugada.



A proposta, aprovada em abril pela Câmara dos Deputados, determina que o serviço de transporte por meio de aplicativos respeite uma série de exigências. Entre elas, estão vistorias periódicas nos veículos de transporte privado, idade mínima para os condutores e “ficha limpa” dos motoristas. Além disso, os carros deverão ter placa vermelhas e rodar com base em licença específica.

Na última semana, os senadores aprovaram urgência para que a proposta fosse analisada com prioridade. O texto é defendido por taxistas, que apontam concorrência desleal. Eles também afirmam que a não regulamentação dos aplicativos "não é segura para usuários".

As empresas responsáveis pelos aplicativos, porém, afirmam que a proposta "inviabiliza o trabalho". Para as empresas, o texto representa uma "proibição velada" a serviços como Uber e Cabify.

*G1



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum