Cacim

Print

A Câmara Municipal de Mossoró realizou, na noite dessa sexta-feira (29), sessão solene em homenagem à abolição da escravatura em Mossoró, ocorrida 5 anos antes da Lei Áurea, que libertou os escravos no restante do país. A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Dix-huit Rosado e, na ocasião, foram entregues Títulos de Cidadão Mossoroense e Medalhas de Reconhecimento a pessoas com relevantes serviços prestados ao município.


A presidente da Casa Legislativa, vereadora Izabel Montenegro, reforçou o intuito da solenidade, de homenagear personalidades e relembrar o pioneirismo mossoroense. "Esta é uma data que deve ser sempre festejada. Mossoró se mostrou pioneira não apenas ao libertar seus escravos, mas em vários feitos de liberdade, como o primeiro voto feminino e a resistência ao bando de Lampião", disse.

O vereador Alex Moacir usou a tribuna em nome dos parlamentares da atual legislatura e ressaltou a necessidade da busca constante pela liberdade. "Passados 134 anos da libertação dos escravos, se faz necessário que nós, mossoroenses, a exemplo dos nossos antepassados, busquemos novas liberdades. Liberdade para o nosso povo que vive amedrontado e inseguro com tanta violência. Liberdade contra todo e qualquer tipo de preconceito. Liberdade para a economia da nossa região. Precisamos manter o nosso pioneirismo.", afirmou.

A senadora Fátima Bezerra, uma das homenageadas, discursou representando todos os agraciados da noite. "Tenho muito orgulho de ao lado dos demais homenageados me tornar cidadã mossoroense e contribuir através do nosso trabalho com o desenvolvimento de Mossoró e de todo o Rio Grande do Norte, principalmente com o fortalecimento da educação, geração de emprego e renda, combate a todas as formas de preconceito, luta pela igualdade e defesa da democracia. Esse título aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e compromisso com Mossoró", enfatizou.

A prefeita Rosalba reconheceu a importância da sessão solene realizada pela Câmara Municipal e convocou a sociedade mossoroense para defender o espírito de liberdade. "Essa solenidade faz parte dos festejos de Mossoró Terra da Liberdade. É um reconhecimento à resistência e espírito libertário do nosso povo. A nossa luta por novas liberdades é contínua.".

Os vereadores Ozaniel Mesquita e Maria das Malhas e o servidor da Casa Legislativa, Juliel Souza da Silva, também foram agraciados com Títulos de Cidadão Mossoroense.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum