Independência

Independencia banner


O Diálogos para o Desenvolvimento teve mais uma edição na noite desta terça-feira, 30. A iniciativa, que integra a campanha à reeleição do vereador Professor Francisco Carlos (PP), debateu o atual cenário da Cultura em Mossoró. Prejuízos causados pela falta de investimentos públicos e a importância do setor para o desenvolvimento social e econômico do Município foram destaque nas discussões.

O dançarino e coreógrafo Boanerges Perdigão lamentou a falta de investimento na Escola de Artes. Segundo ele, a ausência de aporte financeiro público inviabiliza a abertura de novas vagas, ofertas de novos cursos, e, consequentemente, o estímulo à arte a uma maior parcela da população.

“Quando diretor da Escola de Artes vi Maria deixar de ser apenas Maria, e ter na arte mais que uma manifestação cultural, mais um meio de se crescer socialmente. Vejo que a falta de investimento impede que novas vagas sejam abertas e mais pessoas sejam beneficiadas”, frisou.

Agente transformador

“Entendemos que a Cultura pode ser utilizada como forte instrumento de transformação social e econômico, porque pode gerar oportunidade de trabalho e de renda, mas também pode ser utilizado como uma forma de potencializar os resultados de diversas áreas das políticas públicas”, opinou Francisco Carlos.

Para o professor e pró-reitor de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Etevaldo Almeida, por perpassar a várias áreas do conhecimento, a cultura está diretamente ligada ao desenvolvimento da sociedade. “A cultura possui o caráter interdisciplinar, e está atrelada diretamente ao desenvolvimento da sociedade, justamente por transitar nas mais diversas áreas”, comentou.

Já a atriz Tony Silva, que também participou do debate, enfatizou a importância da cultura, como mecanismo de transformação do cidadão e da sociedade. “A cultura está em todas as áreas. Quando você monta um espetáculo, está contribuindo para a formação e transformação do cidadão. A cultura é capaz de transformar o pensamento das pessoas em relação à cidade onde ela mora”, apontou.

Parcerias

A ausência do poder público no amparo aos projetos culturais da cidade também foi tema de abordagem no Diálogos para o Desenvolvimento. A atriz Luciana Duarte explicou que o apoio da comunidade e as parcerias com escolas têm suprido essa lacuna.

“Sentimos falta do apoio público e tentamos suprir essa lacuna com trabalho e o apoio da comunidade. Também através de parcerias com escolas, estamos desenvolvendo oficinas e mostrando nosso trabalho”, detalhou.



​Diálogos para o Desenvolvimento, do Professor Francisco Carlos, recebeu representantes da Cultura para debater o tema
Foto: Assessoria de imprensa​


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo