Independência

Independencia banner
Os integrantes do Fórum Permanente de Discussão do Sistema Prisional vão se reunir dia 1º de julho (sexta-feira), às 9h, no plenário da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária, para apresentação de projetos da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc) por parte do titular da pasta, Walber Virgulino Silva Ferreira.

O secretário será apresentado aos integrantes do Fórum do Sistema Prisional e terá a oportunidade de se posicionar a respeito de propostas para o setor já encaminhadas ao Governador do Estado, Robinson Faria, e também entregues ao novo titular da Sejuc.
A convocação foi feita pelo 39º Promotor de Justiça de Natal, Antônio de Siqueira Cabral, com atribuições na tutela do sistema prisional no Estado. A referida promotoria de Justiça passou a atuar na tutela do sistema prisional do Estado a partir de novembro de 2014 e, com o objetivo de articular uma atuação mais participativa e eficiente, criou Grupo de Trabalho para discutir os múltiplos e graves problemas do sistema prisional.
O Fórum se reuniu algumas vezes desde o ano passado tendo, inclusive, elaborado diagnóstico dos problemas do sistema prisional do Rio Grande do Norte, entregue em audiência ao Chefe do Executivo estadual.
Em setembro do ano passado, o Fórum deliberou por vir a público divulgar Nota de Repúdio para externar sua preocupação com a situação em que se encontrava o sistema prisional do Estado, que só se agravava por falta de investimentos e gestão deficitária. Em março deste ano, após um ano da Decretação do Estado de Calamidade Pública no Sistema Prisional, o Fórum reiterou sua preocupação emitindo nova Nota de Repúdio ante a ausência de resultados efetivos, quanto a melhoria da realidade carcerária do Estado.
O Fórum pede providências urgentes para inibir fugas constantes em Alcaçuz (como a concretação de todos os pavilhões; aquisição e instalação dos sensores de presença e câmeras nos muros; construção de guarita em ponto cego; bem como melhoria na iluminação; aquisição de bloqueadores de celulares; além da construção de muro invertido abaixo do que cerca todo o complexo). Também quer saber sobre a construção das APAC´s de São Gonçalo do Amarante, Guamaré, Currais Novos e São Paulo do Potengi; sobre a construção, reforma e ampliação de Centros de Detenções Provisórios com mão de obra dos presos, utilizando-se recursos do Fundo Penitenciário e das transações penais, sendo necessário a convocação do Conselho Diretor do Funpern para deliberar sobre a aplicação dos recursos para este fim; e quer ainda um posicionamento a respeito da realização de concurso público de Agentes Penitenciários.
*Política em Foco

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim