Cacim

Print
Foi com preocupação que o deputado federal Beto Rosado recebeu as informações sobre o desligamento de três máquinas perfuratrizes da Petrobras. Segundo o Sindipetro, o desligamento vai derrubar em 60% a perfuração de novos poços e, consequentemente, causar a demissão de cinco mil trabalhadores do setor até o mês de setembro.

Como presidente da Frente Parlamentar do Petróleo e Gás, Beto Rosado subiu à tribuna da Câmara para endurecer o discurso pela venda dos campos maduros, que estão sendo deixados de lado pela Petrobras, para a iniciativa privada. Como as empresas contratam serviços de fornecedores locais, tem um custo de exploração menor do que a estatal e mais condições de investimento.
A Petrobras tem um custo de exploração por barril que se aproxima do preço de venda, atualmente em US$ 30. Isso torna a produção nesses campos inviável para a companhia. Por outro lado, o custo da exploração por empresas privadas pode chegar a US$ 8, o que torna viável o negócio. As informações são da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás, ABPIP.
“Quando o ex-deputado Betinho Rosado defendeu a abertura da exploração dos poços maduros para a iniciativa privada, há mais ou menos 20 anos, foi mal compreendido e acusado de querer privatizar a Petrobras. Na verdade, o que ele queria era assegurar os empregos que hoje estão sendo perdidos. Pensou na frente”, destacou o deputado.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum