Cacim

Print

Os heróis abolicionistas de Mossoró foram homenageados na manhã desta quarta-feira, feriado de 30 de setembro, no Museu Lauro da Escóssia, com a inauguração do novo panteão (pantheon) que agora abriga adequadamente os restos mortais desses 28 pioneiros da abolição da escravatura na cidade, fato ocorrido em 1883, cinco anos antes de ser assinada a Lei Áurea. O momento histórico de hoje, denominado Alvorecer no Museu, foi conduzido pelo prefeito Francisco José Júnior.
“Uma cidade sem memória é uma cidade sem história. Este é o momento em que reconhecemos a importância desses heróis para a história de Mossoró e do país. O Alvorecer no Museu marca a reinauguração de um panteão à altura do que todos os abolicionistas representam. Toda a nossa equipe de cultura e obras se dedicou para que tivéssemos a oportunidade de realizar essa inauguração justamente no dia em que comemoramos esse fato. E estamos aqui cumprindo o que tínhamos planejado. Estou feliz!”, disse o prefeito.
Na oportunidade, a secretária de Cultura, Isolda Dantas, confirmou que a partir de agora o Museu Lauro da Escóssia passará a ser aberto para visitações aos sábados e domingos. “Mossoró foi e é uma cidade à frente do seu tempo e é por isso que o povo se orgulha da história que temos. A sociedade gosta de cultura. Em setembro, tivemos recorde de visitação no museu e por isso agora ele passa e abrir também aos finais de semana”, ratificou.
O Museu Municipal funciona de terça a sexta-feira, das 7h às 17h, sem intervalos. Aos sábados, passa a receber visitantes das 7h às 11h. Nos próximos dois meses também funcionará aos domingos, em caráter experimental, das 7h às 11h.
O prefeito Francisco José Júnior esteve ao lado de várias autoridades neste momento. Acompanharam a solenidade, além da secretária Isolda, também o secretário de Infraestrutura, José Couto; a secretária de Educação, Ieda Chaves; a chefe de gabinete, Glaudionora Silveira; os adjuntos da Cultura, Jurandir Filho; da Mobilidade Urbana, Tidal Amorim; e do Planejamento, Zuleica Lima; e o diretor do museu, Alnyr Moura.
PRAÇA
Antes da solenidade de reinauguração do Panteão dos Abolicionistas, também foi feito o descerramento da placa que dá uma nova denominação à praça do Museu. A partir de agora o local passa a se chamar Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, falecido há 30 anos e com relevantes serviços prestados à sociedade mossoroense. “Como representante de toda a família agradeço pela importante homenagem prestada ao meu marido”, disse, emocionada, a viúva Dilma Ferreira.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum