Independência

Independencia banner

Os vereadores da Câmara Municipal de Mossoró (CMM) aprovaram, em sessão ordinária na manhã desta terça-feira (30), todas as emendas  ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias apresentadas para o exercício 2016.  O vereador Lairinho Rosado (PSB) teve três, das quatro emendas apresentadas, aprovadas.


A primeira dispõe sobre o Orçamento Impositivo, onde as ações indicadas por parte dos vereadores deverão ser obrigatoriamente executadas pelo Prefeito Municipal. Outra emenda assegura a transparência e a ampla participação popular durante o processo de elaboração do Projeto da Lei Orçamentária Anual 2016, mais conhecido como Orçamento Cidadão. A terceira inclui na lista de ações orçamentárias, o apoio e a difusão do turismo salineiro, visando incentivar o turismo salineiro de nossa cidade.


A emenda rejeitada pelos vereadores governistas visa flexibilizar a concessão das subvenções sociais, atualizando o texto legal à realidade das entidades que desempenham suas ações nas respectivas áreas. Com a rejeição, as entidades deverão, obrigatoriamente, atender a determinações como, vinculação a um organismo nacional ou internacional, criando barreiras para várias organizações.


“Ao mesmo tempo em que ficamos felizes pela aprovação de três de nossas emendas, nos entristecemos com a rejeição da emenda que diz respeito as subvenções sociais. Lamentamos, principalmente, porque quem sentirá na pele a dificuldade que a burocracia apresenta, são as entidades que precisam de ajuda do poder público para se manter”, afirma Lairinho.


LDO


A finalidade da Lei de Diretrizes Orçamentárias é orientar a elaboração do orçamento financeiro, estabelecendo as metas e prioridades do governo municipal para o exercício financeiro do ano seguinte, além de dispor sobre critérios que garantam o equilíbrio das receitas e despesas do Orçamento do Município.


Transparência


Ainda durante sessão desta terça-feira, os vereadores votaram projetos encaminhados pelo Executivo. As matérias chegaram à Câmara, segundo protocolo da Secretaria Legislativa, dia 22/06, mas apenas ontem, dia 29/06, foi informado aos vereadores da oposição, impossibilitando a análise detalhada dos mesmos.


O líder da oposição, Lairinho Rosado, solicitou que as matérias fossem votadas em oito dias, a partir da data que foram entregues aos vereadores para uma análise mais detalhada dos projetos, assim como a discussão com a sociedade, mas, teve solicitação rejeitada, por isso, se absteve das votações.


Os projetos votados e aprovados pela bancada governista dispõem sobre a criação do Sistema de Estacionamento Rotativo Eletrônico nas vias e logradouros, sobre a implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica no Transporte Coletivo Municipal de Passageiros de Mossoró, ambos os projetos apresentam pontos delicados, como é o caso da porcentagem de 80% do faturamento que ficará para a empresa responsável pela "Zona Azul".


“Esses projetos envolvem milhões de reais e milhares de pessoas. Precisam de uma ampla discussão com as entidades de classe e a sociedade civil organizada. Não podemos aprovar projetos que impactam grandemente a sociedade sem que todos os interessados sejam ouvidos", apela Lairinho.


O parlamentar lamentou ainda, a ausência de alguns movimentos da cidade. “Estou disposto a defender o direito da sociedade, mas, lamento que os principais interessados, talvez por falta de conhecimento, não tenham comparecido a essa sessão”, opinou Lairinho, reforçando seu desejo de que fosse realizada uma audiência pública para se discutir os projetos que criam a Zona Azul e a Bilhetagem Eletrônica.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo