Cacim

Print

Autor de proposição para audiência pública, vereador Genivan Vale presidiu reunião 
Audiência pública da Câmara Municipal de Mossoró – Fotos: Edilberto Barros


 

Nesta quinta-feira, 28, a Câmara Municipal de Mossoró realizou audiência pública no intuito de discutir ações para a revitalização do rio Apodi-Mossoró. Presidida pelo vereador Genivan Vale, autor da proposição, a audiência atende a uma sugestão do arquiteto Carlos Mendes.

“Atendemos uma sugestão do grande profissional, que é o arquiteto Carlos Mendes, e alcançamos o nosso objetivo que era o de discutirmos a situação do rio Apodi-Mossoró a fim de buscarmos alternativas para este problema”, justifica Genivan Vale.

Durante a audiência os convidados sugeriram ações para a revitalização do Rio Apodi-Mossoró. Entre elas: Saneamento Básico; Planejamento Ambiental (diagnóstico e monitoramento/identificação de áreas degradada e ciliar); Educação Ambiental; Coleta de Lixo; Varrição de Ruas; Áreas Verdes com recomposição da Mata Ciliar; Interação entre cidades que compõem a Bacia do Rio Mossoró; Preservação da Nascente; Fiscalização rigorosa/ Licenciamento Ambiental / Punição; Restrição ao uso e ocupação do solo; Desapropriação de áreas críticas; Criação da Zona de Proteção Ambiental; e Participação da Comunidade.

Objetivando desenvolver ações de intervenção (despoluição), o Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Mairton França, apresentou medidas a curto, médio e longo prazo.

Em curto prazo, Mairton França sugeriu: remoção de resíduos sólidos flutuantes e das margens; remoção de resíduos sólidos submersos; destinação final dos resíduos sólidos e manutenção da limpeza das margens.

Como medidas em médio prazo, o secretário listou: Implantação de coleta domiciliar e aplicabilidade da Legislação Ambiental. Por fim, a longo prazo foram citados: Parque Ecológico e Área de Lazer; além de um Reordenamento Urbano.

Ao final da audiência foi elaborado um documento com propostas de ações a curto, médio e longo prazo que venham a colaborar para a revitalização do rio Apodi-Mossoró.

“O intuito da audiência não foi apenas debater o problema, mas apresentar sugestões concretas e viáveis para solucioná-lo”, enfatiza. 

Participaram do evento, Mairton França, secretário estadual de Recursos Hídricos; Tiago Silveira, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Carlos Mendes, Arquiteto; Suely Leal e Ramiro Camacho, professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e José Francismar, professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa); além dos vereadores Tassyo Mardonny, Lahyre Rosado Neto, Celso Lanches, Izabel Montenegro, Vingt-un Neto, Tomaz Neto, Manoel Bezerra e Nacízio Silva.

RIO APODI-MOSSORÓ – Presente em 52 municípios, a bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró corta mais de 30% do território do Rio Grande do Norte. Apesar de sua notória importância para o estado, o manancial sofre com os altos índices de poluição. Problema que se arrasta por décadas e vem se agravando ano após ano.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum