Independência

Independencia banner

A preservação do patrimônio histórico-cultural de Mossoró foi tema de discussão nesta quinta-feira (27) no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. Participaram da discussão o gerente de urbanismo da Prefeitura de Mossoró, Dorian Freire; a conselheira estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Liana Suassuna; o presidente da Academia Mossoroense de Letras, Elder Heronildes; além de arquitetos e estudantes do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Potiguar (UnP). 
As discussões foram em torno da importância da preservação do patrimônio histórico-cultural de Mossoró, em especial, do centro, onde se encontram o maior número de prédios históricos e obras de arte do município. Os expositores foram a concluinte do curso de arquitetura, Wanderlânia Lima; o professor do curso de arquitetura, Thalles Chaves e a professora do IFRN/Natal, Andréa Virgínio Freire Costa. 
Esta foi a primeira vez que a Câmara Cultural realizou uma sessão de arte. Antes, a programação do projeto contava apenas com a apresentações artísticas nas mais variadas expressões de arte. Essas manifestações continuam constando na programação. Nesta sexta-feira (28), a Câmara Cultural realiza a manifestação cultural "Alma Negra", a partir das 19h, na Rua Idalino de Oliveira, em frente à sede do Legislativo. A programação envolve dança, música, artes visuais e literatura.
O projeto Câmara Cultural foi criado a partir de um projeto de resolução de autoria do vereador Flávio Tácito. O projeto teve algumas edições realizadas no plenário da Câmara e tinha sido suspenso, sendo retomado no mês de outubro pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Carlos em uma nova dimensão, levando o espetáculo para a rua em frente à sede do Legislativo, ao mesmo tempo em que promove discussões sobre a arte e a cultura de Mossoró. Na edição passada, a Câmara Cultural resultou na aprovação de diversos projetos de lei voltados para a Cultura, alguns dos quais seguem processo de regulamentação e implementação. 






Programação - Manifestação Cultural "Alma Negra"

Artistas: Conceição Andrade, Edy Lemos, Goreth Alves, Marília Cardinalle, Netinho, Priscila Soares, Xavier Araújo, Dayane Nunes, Tony Silva, Grupo de Dança Diocecena e Companhia Gesto de Dança". 

Literatura: Noite de Autógrafos do escritor Geraldo Maia do Nascimento, autor do livro "Mossoró na Trilha da História". 

Artes Visuais: Elemento Fotografia. temática Cultura Negra e Arquitetura Histórica de Mossoró. Expositores: Jackson Angel e Coletivo Monxorós Fototribo. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo