Independência

Independencia banner

O prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, lança nova campanha de vacinação animal – Fotos: iPad Skarlack
Na manhã desta quarta-feira, 29, a Prefeitura Municipal de Mossoró lançou, no Parque de Exposição Armando Buá, a campanha de vacinação contra a febre aftosa. O prefeito Francisco José Júnior, o vice-prefeito Luiz Carlos, o secretário municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Rondinelli Carlos, o vereador e representante da Câmara Municipal de Mossoró no evento, Claudionor dos Santos, e o presidente do Sindicato da Lavoura de Mossoró, Francisco Gomes, participaram do lançamento.
A campanha de vacinação contra a aftosa faz parte do programa nacional de erradicação da doença, cujo objetivo é conseguir a certificação internacional de área livre da aftosa. Através da Semarh e da parceria firmada com o Governo do Estado, pelo Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Estado do Rio Grande do Norte (IDIARN), quatro equipes técnicas percorrerão as 133 comunidades e projetos de assentamento que formam a zona rural de Mossoró. A expectativa do secretário responsável pela pasta, Rondinelli Carlos, é que sejam vacinados mais de dez mil animais, com vistas a manter o Município e o Estado livres da febre aftosa.
Para o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, manter o município livre da aftosa é um compromisso de parceria entre o Poder Municipal e os criadores de gado, sendo um ato que evita prejuízos aos produtores e danos aos animais. É importante ressaltar que é de total responsabilidade do criador a compra da vacina e a sua aplicação, além de declarar os animais vacinados ao órgão responsável, o Idiarn.
“Garantimos aos pequenos criadores, que possuem cerca de 25 a 30 cabeças de gado e sobrevivem da agricultura de subsistência, a compra e a aplicação da vacinação contra a febre aftosa. É uma medida para manter Mossoró com o selo de município livre da doença e para dar segurança e apoio aos criadores, importantes para a injeção na nossa economia”, defendeu Francisco José Júnior.
Dando continuidade aos diálogos, parcerias e compromissos firmados com a zona rural, o Poder Municipal irá disponibilizar mais de 12 mil doses de vacina, além de todo o material a ser usado na vacinação, como pistolas, agulhas, luvas, botas e as despesas com veículos e pessoal especializado para vacinar.
A vacinação do rebanho será iniciada no próximo dia 3 de novembro e segue até o dia 26 do mesmo mês.
Fonte: Assessoria da PMM

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo