Independência

Independencia banner

Semana de Economia














Com palestras abordando os temas “A Importância do Ensino sobre a Economia do Rio Grande do Norte” e o “O Economista e o Mercado de Trabalho” foi aberto na manhã desta segunda-feira, (28), o ciclo de debates da da III Semana de Economia, promovida pelo Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Os trabalhos se estenderão até a próxima sexta-feira (01/08)
A abertura dos trabalhos foi presidida pelo Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), Prof. Dr. Zezineto Mendes de Oliveira, oportunidade em que fez a apresentação dos palestrantes convidados para a abertura da Semana. Os debates acontecem no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) no período de 28 de julho a 01 de agosto.
O primeiro palestrante da Semana foi o Prof. Dr. Francisco Wellington Duarte, Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Inicialmente, ele elogiou a organização do evento. Na oportunidade, debateu sobre a “A Importância do Ensino sobre a Economia do Rio Grande do Norte”, com os participantes do evento. Ele disse que veio repassar a experiência adquirida em Natal junto a UFRN, que foi o de introduzir o estudo de economia do Rio Grande do Norte na sua perspectiva histórica e na sua perspectiva econômica.
E fechando o ciclo de debates da manha desta segunda-feira, o Economista Roberto Máximo, Presidente do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte (Corecon) também abriu o debate parabenizando a UERN pela iniciativa e pela condução dos trabalhos. O dirigente do Corecon falou sobre “O Economista e o Mercado de Trabalho”. Ele abordou sobre o papel do economista bem mais próximo da cidade, da sociedade, onde a gente possa cada vez mais de aproximar da realidade local, e onde o economista possa cada vez mais desenvolver as suas habilidades. “Estamos com os alunos, incentivando cada vez mais a entender o seu foco: o que ele quer ser se ele quer ser da graduação, se ele quer ser do mercado”, concluiu.
Panorama Macroeconômico – A programação da III Semana de Economia da UERN terá continuidade a partir das 19h30, no auditório da FAFIC, com a exposição do pesquisador da Diretoria de Macroeconomia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Prof. Dr Adolfo Sacshida. A palestra proferida pelo professor aborda "O Panorama Macroeconômico Atual". Com amplo currículo, o palestrante da noite desta segunda-feira, Adolfo Sachida possui doutorado em Economia pela Universidade de Brasília, realizou pós-doutorado com o Professor Walter Enders na University of Alabama, lecionou Economia na University of Texas - Pan American e foi consultor short-term do Banco Mundial para Angola. 
A convite da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) visitou o Japão para um intercâmbio com experts japoneses sobre modelagem macroeconômica. Tem experiência na área de Macroeconomia, com ênfase em Modelos Econométricos. Sua principal área de pesquisa refere-se ao uso de modelos econométricos para a resolução de questões econômicas. Publicou vários artigos nacional e internacionalmente, sendo de acordo com Faria et al (2007), um dos pesquisadores brasileiros mais produtivos na área de economia. Atualmente está pesquisando sobre a qualidade da política fiscal e monetária no Brasil e sobre os fatores determinantes da violência urbana. Em sua terceira edição, a Semana de Economia atinge público recorde: são mais de mil participantes dentre professores, pesquisadores e alunos. 
IMPACTOS – Nesta terça-feira (29), os trabalhos da III Semana de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte serão retomados a partir das 7h30, no auditório da FAFIC, com a abordagens de mais dois temas importes – Impactos Econômicos do Turismo em Evento: o Legado da Copa do Mundo para a Cidade de Natal, a cargo do Prof. Dr. Rudson Edson Gomes de Souza, Membro do Comitê Gestor Municipal para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
Ainda pela manha, o tema em debate será “Impactos Econômicos do Turismo de Eventos: O Caso do Mossoró Cidade Junina", a cargo do Empresário João Sabino e do Prof. Dr. José Mairton de Figueredo França. E a partir das 19h30, o tema em debate será “ Distribuição de Renda e Avaliação de Políticcas Redistributivas”, a cargo do Prof. Dr. Erick Alencar Figueredo, da Universidade Federal da Paraiba (UFPB).

* Fonte: www.uern.br

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo