Governo

640x128

A Prefeitura de Mossoró inicia na terça-feira, 29, o cadastramento facial biométrico junto aos usuários de transporte público coletivo. Esta é mais uma iniciativa da Secretaria de Mobilidade Urbana para melhorar o sistema de transporte da cidade, cumprindo determinação do prefeito Francisco José Júnior. O serviço, que acontecerá durante um mês (até 29 de agosto), será específico para idosos, pessoas com deficiências e estudantes.
A biometria facial, mecanismo de reconhecimento de face dos usuários, foi criada para evitar possíveis fraudes no sistema de transporte. Na prática, o serviço acontece quando o usuário passa pela catraca, com o cartão, e uma câmera dispara fotos que são descarregadas e depois analisadas. A partir daí, é feito um processamento e as divergências entre a foto do titular do cartão e as imagens do passageiro são automaticamente separadas para uma segunda triagem.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne, a implantação da medida busca também, viabilizar equilíbrio econômico e financeiro das empresas, buscando assim melhorias na prestação do serviço como a renovação das frotas.  “A população deve ficar atenta ao prazo e pontos de cadastramento”, reforçou.
A biometria, que em Mossoró será realizada em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (SETRANS), acontece em dois lugares. Os idosos e pessoas com deficiência devem realizar a biometria na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana (Rua Felipe Camarão, nº 969, Aeroporto), das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Já o cadastramento para estudantes e o público em geral acontecerá na sede do SETRANS (Avenida Cunha da Mota, 61), em horário comercial. Os equipamentos de biometria irão possibilitar a identificação dos usuários que utilizam a gratuidade do serviço e bloquear os cartões usados de forma indevida.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3315-5008 e 3315-5005.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim