Cacim

Print
A atual vice-campeã Holanda ficou perto da eliminação, mas garantiu sua vaga para as quartas de final da Copa do Mundo ao derrotar uma valente seleção mexicana de virada por 2 a 1. Giovani dos Santos colocou os mexicanos em vantagem, mas Sneijder e Huntelaar, de pênalti, garantiram a reviravolta em seis minutos.
Divulgação/FifaDe virada, Seleção da Holanda vence o México no CastelãoDe virada, Seleção da Holanda vence o México no Castelão

A Holanda não abriu mão de sua estratégia baseada quase que exclusivamente nos contra-ataques, mas igualando seu posicionamento ao do México. O time de Louis Van Gaal entrou no Castelão no 3-5-2, com Blind iniciando a partida na zaga e Kuyt na ala esquerda. Aos nove minutos, De Jong saiu por lesão e Indi entrou no seu lugar, indo para a zaga e empurrando Blind como volante, sem mexer na estrutura.

A seleção latina também estava armada no 3-5-2. Mas, ao contrário de Sneijder, posicionado de forma mais retraída para lançar Robben ou Van Persie, Giovani dos Santos flutuava entre os volantes rivais para tabelar com Peralta ou o meio-campista que viesse de trás. Além disso, Rafa Márquez era um autentico líbero, alternando-se como zagueiro e volante e comandando a saída de bola.

Aparentemente beneficiado pelo calor cearense, foi fácil para o México encontrar espaço nas pontas para atacar e fazer a bola rodar a área holandesa, explorando, principalmente, as costas de Verhaegh, ala pela direita. Só faltava a bola chegar a Peralta, que ficou ainda mais coberto por atletas de laranja quando os europeus recuaram Verhaegh e Kuyt para jogar no 5-3-2.

Chorando, os mexicanos saíram do Castelão aplaudidos por sua torcida, que compareceu em bom número e tiveram o apoio de muitos brasileiros. A festa ficou para os holandeses, que joga às 17 horas (de Brasília) de sábado, na Fonte Nova, em Salvador, contra o vencedor do duelo entre Costa Rica e Grécia, que se enfrentam ainda neste domingo (29), em Pernambuco.


Com informações da Gazeta Esportiva*

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum