Independência

Independencia banner

A poesia nordestina e o repente deram o pontapé ao lançamento da décima edição da Feira do Livro de Mossoró, que aconteceu nesta terça-feira (26/03) no teatro Dix-huit Rosado, numa festa para convidados.  Houve apresentações culturais com Antonio Francisco, Nildo da Pedra Branca e Jessier Quirino.
A noite foi também de homenagens e de reconhecimento aos vários parceiros que fizeram o evento acontecer ao longo de uma década. A coordenação da feira anunciou o Prêmio Niná Rebouças, em homenagem à professora Niná (in memorian) que foi uma grande incentivadora do evento. 
O viúvo Euviro Rebouças, recebeu o troféu e agradeceu a homenagem em nome da família. “Homenagem justa, que me deixou emocionado. Lembro-me quando ela foi a Natal e na volta disse convicta que iria trazer o evento para Mossoró e trouxe no mesmo ano”, falou fazendo em seguida uma retrospectiva do envolvimento da educadora com a feira.
Catorze nomes foram homenageados, simbolizando os amigos do Livro que receberam o Troféu Niná Rebouças. Entre os homenageados estava a Secretária Municipal de Educação, Ieda Chaves.
Durante o evento, também aconteceu o lançamento do VIII Prêmio Cosern Literatura de Cordel. O coordenador da feira Rilder Medeiros, falou ainda das novidades da feira esse ano.
“A ideia é que ao longo dos meses a feira realize ações culturais, até o seu acontecimento oficial. Serão cinco meses de evento”, resumiu acrescentando que o objetivo principal da feira é proporcionar o encontro de pessoas em torno dos livros.
Durante o lançamento da feira, também foi anunciado o patrono do evento: o poeta Antônio Francisco que agradeceu a homenagem em forma de cordel.

A Feira do Livro de Mossoró acontecerá no período de 6 a 10 de agosto, no Expocenter. A Prefeitura é parceira da iniciativa, renovando e ampliando anualmente o acervo literário das escolas.
HOMENAGEADOS DA FEIRA 2014
·         Cesar Santos- Diretor Jornal de Fato
·         Cid Augusto- Diretor jornal O Mossoroense
·         Fafá Rosado- Ex-prefeita de Mossoró
·         Fátima Bezerra- Deputada
·         Ieda Chaves- Secretária Municipal de Educação
·         Kildemir Dantas- Pesquisador
·         Larissa Gabriele- Gerente de Marketing
·         Mário Gerson- Editor de Cultura do jornal Gazeta do Oeste
·         Milton Marques- Empresário do complexo de comunicação TCM
·         Wilma de Faria- Vice-prefeita de Natal
·         Antônio Francisco- Poeta
·         Cosern- Patrocinador da feira
·         Euviro Rebouças-  empresário e viúvo de Niná Rebouças
·         Fundação José Augusto- parceira da feira

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo