Governo

640x128

A apresentação musical do grupo de violão do Programa de Criança da Petrobras Mossoró marcou a reabertura do Museu do Petróleo de Mossoró, na noite desta quarta-feira, 25. 
As crianças assistidas pelo projeto social da Petrobras dedilharam nos violões músicas consagradas da MPB e finalizaram a apresentação com o Hino Nacional brasileiro. O museu, dedicado a contar a história da Petrobras no Brasil e em Mossoró, continua localizado no prédio da Estação das Artes Elizeu Ventania, na Avenida Rio Branco.

A retomada das atividades do Museu é fruto da parceria entre a Petrobras e Prefeitura Municipal de Mossoró. O secretário municipal da Cultura, Gustavo Rosado, que representou a prefeita Cláudia Regina na solenidade, agradeceu a parceria e destacou a importância da estatal para a cidade. 
“A noite de hoje é muito importante para a cultura do município. Estamos reabrindo um equipamento que presta um serviço de conhecimento e de cultura ao nosso povo. A reabertura deste museu se deve ao compromisso que a Petrobras tem com o nosso município e prova que está alinhado ao nosso projeto de desenvolvimento, fundamentado na educação e na promoção da cultura. O museu está reaberto e a disposição dos nossos alunos, pesquisadores e visitantes”, enfatizou.

No período em que esteve fechado, o prédio passou por reformulações nos seus painéis de exposição e também em sua estrutura física. De acordo com Gustavo Rosado, as reformas adotaram novos projetos arquitetônicos que obedecem as normas de acessibilidade. 
“No geral, o museu não mudou muito. As principais novidades são a nova entrada que agora está na frente da Estação das Artes, o novo painel de exposição no interior do museu que é em 3D e a arquitetura acessível. Precisamos democratizar o acesso aos equipamentos de cultura a todas as pessoas e, pensando nisso, reformamos o museu para universalizar seus acessos de entrada sem esquecer as saídas de emergência”, informou.

O Museu do Petróleo de Mossoró integra o Corredor Cultural da Avenida Rio Branco e foi fundado em 29 de setembro de 1999. O local dispõe de uma exposição permanente e autoexplicativa que conta a história da descoberta do petróleo e da Petrobras no Brasil e mostra todas as fases de exploração, produção, transporte e refino do produto. 
Luiz Ferradans, Gerente Geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará, também esteve presente ao evento e citou a importância de tornar acessível à população a história da Petrobras e mostrar as etapas de exploração do produto. 

“Estamos realmente felizes com a reabertura desse espaço, dedicado ao conhecimento, a pesquisa, a cultura e ao entretenimento. É importante possibilitarmos a exposição desse aspecto da ciência aplicada na exploração do petróleo para que a população tome conhecimento do que é feito em seu município. O mossoroense também precisa conhecer a importância que sua terra tem para a Petrobras. E essa relevância é retratada quando a Petrobras, em parceria com o município, entrega ao seu povo este museu”, finalizou.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim