Govrno

640x128


A prefeita Cláudia Regina entregou na manhã desta quinta-feira, a primeira Base Integrada Cidadã (BIC), centro de apoio que faz parte do Projeto Municipal de Apoio a Prevenção e Combate à Violência. A primeira base está funcionando no prédio que abrigava o Posto de Polícia Comunitária da Estrada da Raiz, no bairro Santo Antônio. A governadora Rosalba Ciarlini acompanhou a entrega da primeira unidade.
O Plano Municipal de Apoio a Prevenção e Combate da Violência foi lançado no último dia 16 de agosto, durante solenidade na Estação das Artes Eliseu Ventania e terá na base um suporte operacional, e ponto de referência para o programa na região, com previsão de atender a uma população média de 44 mil pessoas.

O bairro Santo Antônio foi escolhido para sediar a primeira base devido aos indicadores de violência e de atuação do tráfico de drogas na região. Na base, irá funcionar um sistema de monitoramento por câmeras eletrônicas integradas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).


Pelos planos do projeto, a violência na área deve cair consideravelmente. A meta da Secretaria Estadual de Segurança Pública é reduzir em seis meses os índices de criminalidade no Santo Antonio, bairro que concentra 40% dos homicídios e 60% do tráfico de drogas na cidade. "Esse é um projeto piloto que pode se expandir para outros bairros, municípios do RN e até outros estados", exalta o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, adiantando que outros prefeitos já demonstraram interesse pelo projeto.

As ações são resultantes de uma parceria da Prefeitura de Mossoró com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública. O titular da Pasta, Aldair da Rocha, explica que a parceria deverá se estender a outros municípios.


No total, o município investirá R$ 354.860,00 mil nesse projeto de segurança cidadã. Os recursos serão aplicados no pagamento das diárias operacionais do efetivo, recuperação do posto policial, manutenção de viaturas, alimentação dos policiais e custeio da Base Integrada Cidadã (BIC). O Governo do Estado disponibilizará o efetivo policial e a estrutura de viaturas e sistema de monitoramento por câmeras.

A prefeita Cláudia Regina ponderou que esse é um importante momento para a vida dos moradores do bairro Santo Antônio e garantiu ainda que essa é apenas uma ação dentro do Programa contínuo de investimento para a segurança.
“A felicidade que toma conta de mim neste momento é indescritível porque vejo aqui que estamos todos irmanados no sentimento de luta, mas na luta por qualidade de vida na nossa cidade. Esse projeto é grandioso porque envolve a força de todas as instituições e, sobretudo a parceria da comunidade e família. Arriamos as armas e estamos erguendo a bandeira da paz”, saudou a prefeita Cláudia Regina.

A Governadora Rosalba Ciarlini esteve presente na solenidade e ressaltou a importância de incluir a Segurança juntamente com outras áreas para conseguir diminuir os indicadores da violência.

“Os indicadores de violência nos assusta em nível de Brasil, porque em todas as partes do nosso país estamos sofrendo com o mal das drogas. Mas hoje estamos começando um novo capítulo e espero contar com o apoio dos demais prefeitos para, juntos, vencermos essa guerra”, saudou a governadora.

Ações sociais serão ampliadas no bairro


A prefeita Cláudia Regina, na solenidade, repassou aos moradores a boa notícia de que as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos farão mutirão de obras para garantir a melhoria do bairro.

Da mesma forma a Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude também irá atuar com mais ênfase dentro do Programa de Segurança. Para que o projeto seja possível, foi preciso conseguir associar a força e atuação policial com outros braços do Poder Público, focados principalmente na área social, para garantir assistência das famílias da região.

Mais informações

R$ 350 mil será investido pelo município
Bases Integradas Cidadãs vão ser instaladas em pontos críticos da cidade
Cada base contará com policiais militares, civis e guardas civis
40 mil é a população média que deve ser atendida pelas ações.
  
(* Assessoria de Comunicação)

NOTA DO BLOG: Finalmente uma ação consistente por parte dos poderes públicos estadual e municipal para minimizar o agravamento da violência em nossa cidade. Aguardemos pelos seus efeitos, que, espera-se, sejam benéficos aos cidadãos daquela área e possa estimular novos investimentos deste naipe. Torçamos!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo