Cacim

Print

Foi encerrado nesta quinta-feira (27) o Seminário “Práticas de uma Gestão Municipal Responsável”, que teve início na ultima quarta-feira (26) e contou com a participação de prefeitos, vereadores e demais gestores municipais. A programação foi concluída com a apresentação do painel “Acesso à Informação e o portal da transparência”. O assunto foi apresentado e debatido pelo presidente da Federação das Câmaras Municipais (Fecam/RN), Francisco José Júnior; o conselheiro do TCE/RN, Carlos Thompson; o procurador Luciano Ramos (MPJCE); o presidente da Federação dos Municípios do RN (Fermurn), Luis Benes Leocádio; a representante da Controladoria Geral da União no RN, Viviane e o servidor do Tribunal de Contas da União (TCU), Cleber da Silva Menezes.





Presidindo a mesa, o conselheiro do TCE/RN, Carlos Thompson, apresentou aos gestores municipais presentes no evento esclarecimentos a cerca de uma gestão transparente e a importância de pratica-la. O Presidente da Fecam/RN, Francisco Jr., justificou que a gestão transparente é fundamental tanto nas questões técnicas, bem como, no que diz respeito às Leis. “Quanto mais praticamos uma gestão transparente, menos seremos cobrados. E, por outro lado passamos a dividir mais a responsabilidade com a população que passa a nos ajudar a fiscalizar e fomentar o crescimento no município”, disse o Francisco Jr. durante a sua palestra.



Na oportunidade o presidente da Fecam/RN, relembrou práticas desenvolvidas pela atual gestão que buscam a transparência nas atividades executadas pelo legislativo municipal, como a orientação gratuita as câmaras municipais associadas que não conseguiram se adequar à Lei da Transparência Nacional (LC 131/2009). Outra ação destacada foi a entrega dos regimentos internos atualizados, com informações sobre a obrigatoriedade de dar transparência aos atos e contas das casas legislativas aos vereadores. “Dentre as novas implementações no regimento das casas do legislativo municipal estamos tentando decretar o fim do voto secreto, uma realidade na Câmara de Mossoró, que pretendemos estender a todo o Estado”, ressaltou Francisco Jr. durante a apresentação das modificações aplicadas ao regimento.



O presidente da Fecam/RN também parabenizou o TCE/RN pela realização do evento, que contou com o apoio da federação. "Este evento foi uma oportunidade fundamental para aprender um pouco mais sobre como praticar uma gestão mais responsável e transparente em nossos municípios. Ficamos felizes com a grande adesão dos vereadores do Rio Grande do Norte, que demonstram a cada dia mais interesse em crescer como gestor", concluiu o presidente da Fecam/RN. 
       

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum