Govrno

640x128
Representantes da classe médica do Estado se reuniram  ontém, 28, na sede do Sindicato dos Médicos, em Natal. O objetivo do encontro foi discutir como a categoria vai se mobilizar em relação à contratação de profissionais estrangeiros para atuarem no Brasil.
De acordo com o responsável pela Delegacia da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) em Mossoró, o anestesiologista Ronaldo Fixina, a previsão é de que seja realizado um protesto contra a iniciativa no dia 1º de julho em Natal, em conjunto com outras mobilizações, e outro ato no dia 3 de julho, que ocorreria em Natal e Mossoró.
“A gente não concorda, de jeito nenhum, por vários motivos”, afirma Fixina.
O médico questiona o porquê de o Ministério da Saúde querer trazer para o Brasil médicos que estão sem trabalhar em seus países de origem e que não poderão ser submetidos a uma prova do Conselho Regional de Medicina para validar o seu diploma.
Ele aponta ainda como objeções a diferença de idiomas e de doenças típicas dos países.
O médico afirma ainda que se o salário prometido a esses médicos, no valor de R$ 22 mil, for pago em dia, há profissionais no país que assumiriam as vagas nas cidades do interior. A orientação do sindicato é de que as vagas sejam cedidas, primeiramente aos profissionais recém-formados no Brasil.
Fixina diz que a categoria já era contrária ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), que coloca os médicos recém-formados em cidades do interior e confere a esses profissionais pontuação superior aos demais nas residências médicas. Ele também informa que os médicos formados no Brasil não podem exercer a profissão em Cuba.

 *Fonte: Gazeta do Oeste

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo