Cacim

Print

Vereadores Luiz Carlos, Genivan Vale, Jório Nogueira e Tomaz Neto compõem a comissão 

Comissão de vereadores visita escolas municipais
Vereadores visitam escolas

Na manhã da última sexta-feira (26), o vereador Luiz Carlos (PT), presidente da comissão de educação da Câmara Municipal de Mossoró empreendeu uma jornada de visitas a algumas escolas da rede pública de ensino do município. A escola Celina Guimarães no bairro Barrocas foi visitada pela comitiva da qual fazia parte o edil petista, a mesma ainda era composta pelos vereadores Genivan Vale, Jório Nogueira e Tomaz Neto.
Entre os objetivos das visitas às escolas estão: verificar se o programa “Mais Educação” que é o carro chefe da chamada educação em tempo integral na rede pública de ensino, está funcionando; observar as condições sanitárias e de segurança das unidades; verificar as condições da estrutura física das escolas; analisar a merenda escolar, entre outros.
“As visitas estão nos dando a oportunidade de conversar com os funcionários das escolas, professores, diretores e alunos, e isso tem mostrado uma realidade diferente daquilo que é propagandeado pela prefeitura, porque vimos escolas que não contam com um só vigia, nem possuem quadras e uma das escolas sequer possui banheiro há anos”, diz Luiz Carlos (PT) citando o exemplo que mais surpreendeu os parlamentares que foi o da Escola Municipal Manoel Assis, no bairro Boa Vista.
Trata-se de uma escola premiada que conquistou em 2010, 2011 e 2012 o “Prêmio Gestão de Qualidade”, que tem merenda, tem servidores, tem uma ótima biblioteca, mas sofre com falta de estrutura e com a insegurança. Por lá, durante uma visita feita na quinta-feira (25) os vereadores viram que não existe nenhum banheiro destinados a centenas de crianças e jovens matriculadas. O banheiro atual não tem assentos nas privadas, não tem caixas de descarga e as paredes estão quase destruídas com infiltrações. “A situação foi levada ao Ministério Público porque a situação é grave e no ex-banheiro as paredes constantemente molhadas por causa das infiltrações podem causar choques elétricos”, diz Luiz Carlos (PT).
 A Escola Municipal Manoel Assis não possui nenhum extintor de incêndio. Mas a comitiva de edis percebeu que a biblioteca e as salas de aula funcionam com qualidade. Porém, os vereadores ficaram preocupados com a Escola Municipal Francisco de Assis Batista, no Alto da Conceição, pois, apesar de ser uma das unidades mais novas da rede pública do município, a escola não tem vigilante e os alunos e funcionários reclamam dos sustos aos quais são submetidos em várias ocasiões em função da presença de pessoas em circunstâncias suspeitas nas redondezas da escola. “Quando isso acontece nós ficamos com medo e ligamos para a guarda municipal e eles vêm até a escola para nos dá um suporte na segurança, mas não temos vigia”, disse uma funcionária da escola que optou por não ter o nome divulgado.
A Escola Municipal Francisco de Assis Batista possui cerca de 346 alunos matriculados incluindo aí os alunos da sua Unidade de Ensino Infantil. A referida UEI foi visitada por Luiz Carlos e lá foi visto que nenhuma criança recebeu fardamento escolar do município, elas, em geral estão um prédio bem cuidado, mas a mobília peca pelo grande tempo de uso que já fez com que as mesinhas de madeira ficassem descascando podendo inclusive machucar alguma criança. Nesta mesma escola, um muro lateral nunca foi reformado e ainda apresenta restos da construção anterior com azulejos soltando da parede, pontas de ferro tijolos à mostra. Aos pés do muro há restos de madeira e lixo acumulados, representando riscos para a comunidade escolar, já que, uma criança pode se machucar com pregos, farpas de madeira ou mesmo ser picada por bichos peçonhentos que, por ventura, possam utilizar o lixo como esconderijo.   
“A escola mesmo sendo muito nova e bonita, não tem ainda o programa “Mais Educação” funcionando, isso, segundo os funcionários só vai ocorrer no dia 13 de maio deste ano. Os extintores estão irregulares, não vimos a quadra em bom estado de conservação, vamos torcer que a gestão municipal resolva alguns problemas”, disse Luiz Carlos (PT).
A Escola Municipal Francisco de Assis Batista espera implantar aulas de dança, capoeira, flauta, matemática, letramento e informática para viabilizar a educação em tempo integral.
13 de maio também está sendo uma data bastante aguardada pelos alunos matriculados na Escola Municipal Celina Guimarães, no bairro Barrocas, vai ser quando será aberto o Programa “Mais Educação”.
Nas visitas do dia 25, feitas às Escolas Manoel Assis (Boa Vista) e Francisco Assis Batista (Alto da Conceição), a comitiva também contou com a presença do vereador Genilson Alves, este edil não participou da visita realizada pela comitiva de vereadores à Escola Celina Guimarães, na sexta-feira (26).
As visitas antecedem à realização da audiência pública que irá debater a Educação Municipal no dia 8 de maio na Câmara Legislativa de Mossoró, cuja proposição é de autoria do vereador Luiz Carlos (PT), este, também autor do projeto de lei municipal para a implantação da gestão democrática na rede pública de ensino do município de Mossoró, acabando assim, com as indicações políticas para os cargos de diretor e vice-diretor e criando as eleições nas escolas.
“Os problemas vistos nas escolas municipais certamente vão ser levados para o plenário, em especial, estaremos discutindo a problemática durante a nossa audiência pública marcada para o dia 8 de maio”, conclui Luiz Carlos (PT).
     

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum