Independência

Independencia banner


A segunda etapa da 4ª edição da Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico, ocorrerá no próximo sábado (01/12) com as empresas da Redepetrorn. A coleta acontecerá no período das 8h às 12h, em frente a Faculdade Mater Christi, onde haverá uma equipe pronta para receber o material. A iniciativa é da Faculdade Mater Christi e da REDEPETRO RN.
O objetivo da ação é sensibilizar a população com relação aos perigos de descartar o lixo eletrônico no lixo domiciliar, além de mostrar que existem campanhas para promover o descarte correto, segundo informa o professor de Teoria Geral dos Sistemas, Nichollas Rennah, do curso de Sistema de Informação.
De acordo com o docente, esse material, que possui elementos químicos, que quando descartado inadequadamente, podem contaminar o solo, prejudicando também os lençóis freáticos.
Ele comenta que a campanha é realizada a cada semestre, dentro da disciplina que leciona. À medida que o número de edições da coleta aumenta, o docente observa também o crescimento na participação das pessoas.
Com relação aos materiais que podem ser descartados durante a ação, o professor explica: “Lixo eletrônico é todo equipamento eletroeletrônico que está em desuso”.
Segundo Nichollas Rennah, geralmente as turmas recolhem materiais de informática, celulares e aparelhos telefônicos, entre outros. Para essa edição, no entanto, serão arrecadados apenas equipamentos de informática.
Após a coleta, esses objetos passam por uma triagem, onde são testados para ver o que ainda tem condições de uso. Aqueles que puderem ser aproveitados serão doados a uma instituição que estiver precisando. Essa triagem, bem como o conserto dos equipamentos, será realizada por meio de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e com a Microlins. Já os demais equipamentos serão enviados a uma empresa de Fortaleza, apta para fazer o descarte correto. Essa empresa reciclará alguns objetos e aqueles que não tiverem condições de serem reciclados serão incinerados.
Quem não puder comparecer ao local no sábado para entregar seu equipamento em desuso, poderá fazê-lo durante a próxima semana, em qualquer horário, na sede da Mater Christi.
PILHAS E BATÉRIAS – De acordo com Nichollas Rennah, existe uma lei nacional que disciplina o descarte desse material. A regulamentação determina que quem fabrica deve cuidar do destino desses produtos. A população tem que procurar os coletores onde nos locais onde realizaram a compra. A fiscalização em torno da questão, no entanto, não é severa e, por isso, poucos estabelecimentos contam com coletores destinados a esse fim.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo