Govrno

640x128


ASCOM
Governadora Rosalba Ciarlini reunida com médicos do CFM e Direitos Humanos


A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário estadual de saúde Esaú Gerino estão reunidos neste momento (ao meio dia da terça-feira,18) com os conselhos Estadual e Federal de Medicina, Comissão Estadual de Direitos Humanos, entre outras entidades, buscando solução definitiva para acabar com o estado de calamidade na saúde do Rio Grande do Norte.

O Conselho Federal de Medicina visitou na manhã desta terça-feira (18) o Hospital Walfredo Gurgel,em Natal, e em encontrou mais de 90 pacientes amontoados nos corredores. Segundo o vice-presidente do CFM, médico Aluízio Tibiriça, havia pacientes com larvas saindo pela boca. Disse que iria denunciar o descaso a instituições internacionais de direitos humanos.

Na segunda-feira (17), o presidente do Conselho Estadual de Medicina, Jeancarlo Fernandes, em reunião com as entidades da sociedade civil organizada, inclusive da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), decidiu que vão pedir ao Supremo Tribunal Federal intervenção nos serviços de emergência e urgência de saúde pública do RN.

Em contato com o Defato.com, Jeancarlo Fernandes destacou que a calamidade está em todos os setores da saúde. Mas para ele, a gravidade é maior nos serviços de emergência/urgência, tanto de Natal, como do interior. Aponta também falta de sensibilidade da Prefeitura de Natal, que não pagou aos médicos das cirurgias eletivas.
Sobre este fato, o Ministério Público Estadual deu entrada hoje com ação pedindo a execução da sentença contra o município de Natal e Governo do Estado, por descumprimento de acordo firmado em juízo entre as partes para sanar, principalmente o problema das cirurgias eletivas e a falta de medicamentos e materiais nos principais hospitais da capital.
A situação de calamidade foi levada à Governadora Rosalba Ciarlini pelo médico Aluízio Tibiriça e os demais órgãos da sociedade civil organizada, logo após a visita ao Hospital Walfredo Gurgel. O Defato.com tentou um contato com a Assessoria da Governadora, que está na reunião, para saber das providências da governadora.

A jornalista Diana Costa, escalada para fazer o material do governo pelo secretário de comunicação Alexandre Mulatinho, informou que a reunião começou ao meio dia e que ainda não é possível se ter uma parcial do que está acontecendo. Pediu para aguardar a conclusão, que o governo vai informar a sociedade das medidas que serão adotadas.

*Cezar Alves / Da Redação  (De Fato Com)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo