Ronaldinho faz golaço, mas Cruzeiro busca empate no fim em clássico eletrizante e cheio de confusão contra o Atlético-MG
Ronladinho disputa bola com Léo; meia fez jogadaça no final e deu a vitória ao Atlético-MG
Em um clássico épico e que teve todas as confusões possíveis, tanto fora como dentro do campo, o Atlético-MG contou com uma jogada de craque de Ronaldinho Gaúcho já no final da partida que acabou em gol, uma verdadeira pintura, mas viu o Cruzeiro buscar o empate dramático com o zagueiro Mateus já aos 56 minutos do segundo tempo no duelo que fechou a 19ª rodada e o primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Com a igualdade, o Atlético-MG termina a primeira metade do Nacional na liderança com 43 pontos, mas com redução da vantagem que era de três para apenas um ponto em relação ao segundo colocado, o Fluminense, que soma 42 após ter batido o Vasco por 2 a 1 no sábado. O Cruzeiro segue em oitavo, agora com 28 pontos.

A partida teve de tudo em Belo Horizonte, principalmente confusões, envolvendo torcida, polícia, jogadores e o árbitro Nielson Nogueira Dias. Mesmo com torcida única, a polícia entrou em atrito com um grupo de cruzeirenses que cercou o ônibus da delegação atelticana na chegada ao estádio, o que forçou os agentes a usarem bombas de gás lacrimogênio e gás de pimenta. Um oficial saiu ferido.

Em campo, mais problemas. O clima tenso foi mantido durante toda a partida, com vários objetos sendo jogados pela torcida do Cruzeiro no gramado já no primeiro tempo, como um relógio que foi entregue ao juiz. Logo no início da segunda etapa, um copo plástico foi arremessado, sempre pela torcida celeste, e Bernard, do Atlético-MG, o entregou ao árbitro Nielson Nogueira Dias.

Leandro Guerreiro irritou-se com Bernard e foi para cima dele, o que gerou confusão generalizada. O árbitro, que cheou a ser atingiso por um dos objetos arremessados, interrompeu o duelo por sete minutos e, no reinício, expulsou Bernard e Leandro Guerreiro.

Quando o jogo estava 1 a 1, Ronaldinho arrancou pela esquerda do ataque aos 45 da etapa final quando sua equipe já estava com nove atletas em campo, invadiu a área, deu um corte desconsertante em Marcelo Oliveira e tocou no contrapé de Fabio, que viu a bola entrar no seu canto esquerdo sem nada poder fazer.

Antes disso, no primeiro tempo, Wallyson havia aberto o placar para o Cruzeiro aos 17 minutos depois de jogada de Everton, enquanto o zagueiro Leonardo Silva empatou para o Atlético-MG com um golaço ao pegar de esquerda aos 48 minutos.

O Atlético-MG volta a campo pelo Campeonato Brasileiro já na próxima quarta-feira, às 20h30, contra a Ponte Preta, na abertura do returno, novamente no Independência. O Cruzeiro joga no mesmo dia, mas às 22h, contra o Atlético-Go, no Serra Dourada, em Goiânia.