Independência

Independencia banner


http://correiodatarde.com.br/_padrao/imgs/materias/mat_74324.jpg
 
O superintendente em exercício, João Hélio, lançou o Fomenta em Mossoró
As barreiras existentes entre os pequenos negócios com as instituições públicas no processo de vendas de produtos e serviços, decorrentes, especialmente da falta de informação, tendem a serem reduzidas a partir da realização do Fomenta - Encontro de Oportunidades de Negócios para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, lançado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (15), em Mossoró.

A expectativa da organização do evento, que ocorrerá nos dias 23 e 24 próximos, no Hotel VillaOeste, é de que 300 pessoas sejam capacitadas por meio de oficinas, seminários, e Rodada de Negócios.

"O Fomenta ajudará a disseminar o mercado institucional como um importante xx a ser explorado pelas micro e pequenas empresas da região, para isso estaremos oferecendo informação e oportunidade de aproximar estes empresários das instituições, sejam elas da esfera local, estadual ou federal", destaca Eduardo Viana, gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-RN.

O formato do Fomenta contempla, através das palestras, oficinas e seminários, as principais áreas relativas ao processo de compras governamentais, abordando temáticas como pregão eletrônico, nota fiscal eletrônica, licitações, e Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, apontados como alguns dos principais entraves à participação dos pequenos negócios.

"A programação que ocorrerá durante os dois dias, associada às ações de capacitação que o Sebrae-RN já desenvolve junto aos micro e pequenos negócios permitirá que estas empresas se preparem ainda mais para participarem das compras governamentais", acrescenta.

Durante a abertura do evento de lançamento, o diretor superintendente, em exercício, do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcante Júnior, destacou a importância do Fomenta para a consolidação e crescimento dos micro e pequenos negócios."Reuniremos em Mossoró um total de 20 empresas âncoras federais, estaduais e locais para que conheçam os produtos oferecidos pelas pequenas empresas da região. Esse contato deverá facilitar o processo de venda de produtos, e fortalecimento dos negócios", atesta o diretor.

Durante o segundo dia de programação, as empresas âncoras deverão apresentar as demandas por compras e contratações de serviços, além de retirar dúvidas dos empresários e esclarecer acerca dos trâmites necessários para as compras, durante a Rodada de Negócios, que ocorrerá no dia 24.

Participam como âncoras federais, a Companhia Docas do Estado (Codern), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), a Petrobras, a Penitenciária Federal de Mossoró e a Universidade Federal do Semiárido (Ufersa). A prefeitura de Mossoró, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) e o Governo do Estado também estão no encontro. O Sistema S estará representado pelo Senac, Sesc, Senai e Sesi.

O público alvo do evento são os integrantes do setor privado, que já fornecem ou têm interesse em vender para o governo, além dos profissionais envolvidos no setor de licitações, aquisições públicas e pregões
 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo