Cacim

Print
Para Givanildo Silva, Gustavo centralizou o poder em sua pessoa e poucos outros iluminados

O jornalista Givanildo Silva faz análise do estilo administrativo adotado pela atual administração municipal, onde a figura do irmão da prefeita Fafá Rosado, Gustavo Rosado, na condição de seu chefe de gabinete, absorvera para sí as principais tomadas de decisões. Acompanhe o que escreveu o nosso estimado Giva:

"O modelo gustaviano de governar fracassou. Não deu certo, seguramente, observando-se o declínio político da atual inquilina do Palácio da Resistência. Duríssima lição aos próximos dirigentes de Mossoró. Fica patenteado, de maneira clarividente, que nenhum ser humano detém a exclusividade da inteligência, o monopólio da habilidade, da sapiência. Na temporada de Fafá Rosado à frente da municipalidade, baniu-se, completamente, a tomada de decisões coletiva. O exercício da Prefeitura restringiu-se a negócio, compadrio de dois ou três iluminados que reivindicaram o controle do conhecimento, desconsiderando o discernimento dos demais viventes da comunidade, todos, na concepção dos ”notáveis”, reles mortais, criaturas ordinárias, rebanho de criados, ignorantes em ajuntamento. Administração que pretende-se minimamente moderna precisa, em primeiro lugar, excluir o centralismo. E acumulação de autoridade foi o que não faltou nos últimos sete anos e oito meses, nos domínios do velho paço da avenida Alberto Maranhão, vizinho da trincheira de Vicente.  
A concentração de poder segura o avanço. A contemporaneidade fica traumatizada pelo tranco. O atraso perde o jeito relutante, enquanto o processo, atravancado, ofende-se. Em suma, todos se ressentem."


NOTA DO BLOG: A despeito da condição colocada pelo Giva, que mostra o que foi realmente a configuração administrativa dos dois mandatos com Fafá à frente do governo municipal, Gustavo destinou seu esforço notadamente na Cultura, setor que domina com rara competência. Mas, ao final, este trabalho retringiu-se à"Cultura dos Grandes Eventos", sem pulverizá-lo nas bases. Mesmo reconhecendo no mesmo uma desenvoltura e uma capacidade técnica até para cargo de ministro da área. Assim, dêem-lhe os recursos, claro.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum