Independência

Independencia banner
A pré-candidatura do reitor da Ufersa, Josivan Barbosa (PT), a prefeito de Mossoró, acaba de sofrer mais uma baixa. Em nota emitida hoje, 23, o PDT anunciou que não mais irá integrar-se à chapa majoritária tendo o seu presidente, Rútilo Coêlho como vice. A nota estará sendo publicada amanhã, 24, nos principais jornais da cidade.Eis a nota:

Por respeito aos filiados ao partido, aos eleitores mossoroenses e à população em geral.
Nós do Partido Democrático Trabalhista (PDT) vimos esclarecer as razões pelas quais, o presidente do partido, empresário Rútilo Coelho, deixou de ser pré-candidato na chapa majoritária do Partido dos Trabalhadores encabeçada pelo pré-candidato a prefeito, professor Josivan Barbosa.
O honroso convite a Rútilo para ser companheiro de chapa, partiu do próprio pré-candidato Josivan numa reunião feita em 03 de Outubro de 2011, da qual participaram também os senhores: Iran Veras e João Maria, assessores do professor. Na ocasião, o pedetista, condicionou a aceitação do convite, a uma prévia conversa com os demais membros do diretório do PDT, bem como aos filiados que pudessem participar  das discussões  sobre a questão.
Terminando esse procedimento, como não houve nenhuma objeção, por parte dos companheiros  correligionários, Rútilo finalmente aquiesceu, consentindo fazer parte da pré-candidatura como vice do professor Josivan. A confirmação do convite, veio depois de outra reunião com o pré-candidato a prefeito e a direção do PT, representada pelo professor Valdomiro Morais.
Depois dessas conversações, o presidente Rútilo Coelho, considerou firmado o compromisso entre as duas agremiações partidárias, sobre a eleição majoritária. Tanto é assim, que por sua iniciativa, o PDT articulou uma ampla reunião interpartidária, da qual participaram o PDT, representado pelo presidente Rútilo Coelho; o ex-vereador Tomaz Neto e o empresário José Mendes; o PT, representado entre outros, pelos companheiros; Crispiniano Neto, Nelson Gregório e Jorge de Castro, o PR – representado  pelo vereador Genivan Vale, PCdoB – representado pelo presidente Gutemberg Dias, o PTN, PPS pelo ex-vereador Wellington Barreto, e PSL. Onde foi discutido o apoio desses partidos a chapa majoritária do PT, independentemente da coligação proporcional. Foi um encontro de entendimento sem compromissos formais.
Pois bem, depois dessa movimentação, o PDT foi surpreendido, primeiramente pelo anúncio de que não havia consenso no PT relacionado a pré-candidatura majoritária. Onde duas entre as quatro tendências existentes no partido, colocavam em aberto a questão da candidatura própria, condicionando a uma consulta prévia aos filiados da agremiação para uma decisão definitiva.
Depois, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) Valdomiro Morais, declarou numa rádio local, não haver nenhum compromisso determinado do partido com a candidatura de Rútilo, como vice de Josivan, afirmando ainda a questão em aberto.
Diante dos fatos relatados, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), sentiu que a indefinição petista estava prejudicando a sigla pedetista. Assim sendo, não havia porque permanecer na coligação majoritária.
Dessa forma, restava agradecer ao professor Josivan Barbosa, o convite feito ao presidente Rútilo, para companheiro de chapa. E, considerar desvinculado da projetada pré-candidatura.
Na atual conjuntura, a agremiação brizolista estar com sua atenção voltada primordialmente para organização da nominata às eleições proporcionais, com candidatos fortes capazes de obterem vitória no próximo pleito e reconquistar  cadeiras no legislativo municipal.
No entanto, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), cônscio da sua responsabilidade histórica de honrar os compromissos assumidos, coloca-se à disposição dos demais partidos para o debate franco e aberto em torno das coligações proporcionais, bem como, eventual apoio a candidatura majoritária.
Contamos com a compreensão e o apoio de todos.

Saudações Democráticas,
Partido Democrático Trabalhista (PDT)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo