Governo

640x128


A prefeita Fafá Rosado decretou luto oficial de três dias no munícipio pelo falecimento de Dom José Freire, bispo emérito da Diocese de Mossoró. Dom José faleceu na madrugada desta terça-feira, 10 de janeiro, vítima de uma parada cardíaca.

No Decreto 3.901 de 10 de janeiro de 2012, a prefeita enfatiza a relevância do trabalho desenvolvido por Dom José durante seus vinte anos de episcopado. Consternada com a perda, Fafá Rosado afirmou que o bispo teve importância não só no cenário religioso da cidade, mas também no social, desempenhando diversas lutas em prol dos menos favorecidos.

Dom José Freire tinha 83 anos e estava internado no Hospital Wilson Rosado desde o dia 31 de dezembro de 2011, em fun&cc edil;ão de um AVC hemorrágico. Na madrugada desta terça, foi vitíma de uma parada cardíaca.

O velório em Mossoró começará às 14h, na Catedral de Santa Luzia. Nesta quarta, 11, será celebrada a última missa de corpo presente presidida pelo bispo Dom Mariano Manzana, às 9h, seguida do sepultamento na própria Catedral.


Histórico

Dom José Freire de Oliveira Neto, Bispo emérito, natural de Apodi- RN, nasceu aos 09 de março de 1928, filho de José Freire de Oliveira Neto e Francisca Celsa de Oliveira.

Nos anos de 1944 a 1949 fez curso ginasial no Seminário Santa Teresinha, em Mossoró. De 1950 a 1952 cursou Filosofia no Seminário Central de São Leopoldo- RS,seguindo, logo após, para Roma onde cursou Teologia na Pontífícia Universidade Gr egoriana.

Aos 22 de setembro de 1956, foi ordenado presbítero, em Roma, por Dom Luís Luigi Traglia. Aos 03 de novembro de 1973, foi eleito Bispo Auxiliar de Mossoró, recebendo sagração episcopal aos 02 de junho de 1974, na Capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma;

Sendo Dom Gentil Dinis Barreto, o bispo consagrante. No dia 18 de julho 1975, foi apresentado ao povo da Diocese de Mossoró, em solenidade na Catedral de Santa Luzia. Em 1979 foi nomeado bispo coadjutor. Assumiu interinamente o governo diocesano, aos 14 de março de 1984, por ocasião da renúncia de Dom Gentil Diniz Barreto.

Títulos Acadêmicos
Licenciatura em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma- Itália. Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Catequese, pela Pontifícia Univ ersidade Salesiana de Roma.

Em Mossoró, desempenhou as seguintes funções

Professor, Capelão, Presidente do Instituto Amântino Câmara, Reitor do Seminário Santa Teresinha, Diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia e Vigário Episcopal das Religiosas.

Na Conferência Nacional dos Bispo do Brasil- CNBB
Desempenhou o cargo de Coordenador da Comissão de Catequese do Regional Nordeste II, da CNBB, composto das 20 dioceses que compreende as províncias eclesiásticas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim