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Criada para ser uma segunda data de vendas durante o ano - como na realidade já o é - a campanha  Liquida Mossoró versão 2011 corre o risco de ver esta sua função precípua desvirtuada.

É que outubro é um dos meses do chamado "BRO-BRO-BRO" - como bem dizem os decanos locutores de porta de loja -, período em que já se tem um crescimento natural pela proximidade com as festividades de Natal e Ano Novo. E em Mossoró, particularmente, com os festejos alusivos à padroeira Santa Luzia, que vão de 3 a 13 de dezembro.

Ou seja, ocorrendo no mês de outubro, como está previsto, e já em seu final, a campanha de aquecimento das vendas denominada Liquida Mossoró, que já ocorre com sucesso há 10 anos - aqui e alhures -, mas sempre em períodos de "baixas vendas", encontrará um varejo já aquecido pelo ciclo natalino (quem não lembra do apelo dos lojistas que é feito todos os anos, conclamando o cliente a antecipar suas vendas de Natal?).

De tal forma que irá ficar difícil até de avaliar o sucesso da promoção no presente ano: as vendas foram do Liquida ou do período natalino (incluindo o gancho do "antecipe-se!")?

Aliás desde o seu início, fizemos este alerta junto à CDL (à época, ao seu presidente, economista Elviro Rebouças, que não nos deixa mentir) de que campanhas como o "Liquida" têm que vir para ser executada  no primeiro semestre, lá pelo mês de Março, onde se justificaria muito mais pela falta de apelo comercial do período, inerte, pois, encontra-se no meio do caminho entre o Natal e o tradicional Dias da Mães, que se comemora no segundo domingo do mês de Maio e até então tratada como segunda data do ano em vendas no comércio pelos lojistas.

E, pelo andar de carruagem, esta, pode voltar a ser.

Tenho dito!

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