Independência

Independencia banner
No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, ontém, 21,, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) lembra que ainda são muitos os desafios para inclusão social dos portadores de deficiência e defende mais políticas públicas em favor das pessoas especiais.

A parlamentar lamenta que, em Mossoró, muitas escolas públicas não têm banheiros adaptados, rampas de acesso e equipes com preparação adequada para assistência pedagógica a qualquer tipo de portador de deficiência, seja física, visual, auditiva e intelectual.

Segundo ela, as barreiras arquitetônicas vão além das escolas e restringem outros direitos fundamentais, como transporte público, pois Mossoró só dispõe de cinco ônibus adaptados para portadores de deficiência, o que deixa descoberta boa parte da cidade.

"Por causa da ineficácia do transporte coletivo em Mossoró, muitas pessoas com deficiência não podem fazer cursos, não podem ir à escola, ao trabalho, ao lazer, o que impede inclusão social e pleno exercício da cidadania", observa Larissa.


Outros pleitos

A deputada cobra do Poder Público mais facilidades para acesso à moradia, exemplificando reclamação da Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró (Adefim), de que até hoje nenhum dos associados foi incluído no Programa "Minha Casa, Minha Vida" no município.

Larissa defende ainda mais conscientização para respeito a vagas exclusivas de estacionamento; capacitação e qualificação profissional; apoio a habilidades artísticas e outras ações da Prefeitura de Mossoró em favor dos portadores de deficiência da cidade.

A parlamentar lembra que está fazendo sua parte na Assembleia, fazendo cobranças ao Governo do Estado através de requerimentos, como perícia médica no Detran de Mossoró para Carteira Nacional de Habilitação (CNH), hoje só existente em Natal.

"Também temos outros pleitos e continuamos à disposição para promover cidadania através do apoio a portadores de deficiência, aos quais renovo nosso compromisso neste Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência", reitera Larissa.


*Assessoria de Comunicação

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo