Governo

640x128
Mossoró celebra, durante a Festa da Liberdade, a abolição antecipada da escravatura, fato que orgulha os cidadãos e reforça a história de pioneirismo da cidade. O município libertou seus escravos no dia 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea que extinguiu a escravidão no Brasil. Para comemorar a passagem da data a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria da Cidadania e Gerência da Cultura, realiza nesta sexta-feira o Cortejo da Liberdade.

O evento acontece a partir das 19h, na Avenida Alberto Maranhão, trecho entre as Ruas Felipe Camarão e Augusto Severo. O Cortejo deste ano tem como tema geral a “Abolição da Escravatura” e será dividido em duas partes: desfile cívico-militar e cultural.
Clézia Barreto, gerente da Cultura, explica que a primeira parte do Cortejo será composta por cerca de 20 grupos, incluindo a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Lojas Maçônicas, Grupos de Escoteiros, Fanfarras entre outras instituições.
Já a parte cultural terá cinco alegorias e seis carros alegóricos. “Serão 900 participantes, alunos das escolas municipais e estaduais e integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e ProJovem, além de atores e artistas da cidade”, complementa.
Há mais de dois meses, uma equipe de quase 50 pessoas trabalha na confecção dos carros e adereços para o desfile. No barracão, localizado no bairro Paraíba, os trabalhos estão adiantados. “Está quase tudo pronto, estamos naquela fase de corrigir alguns detalhes e revisar tudo que foi feito”, assegura Marcos Leonardo, coordenador do evento.
O Cortejo da Liberdade contará detalhadamente toda a história da libertação dos escravos. Para isso, serão cinco alegorias temáticas: “África Livre”, “Europa Brasileira”, “A Fé que Liberta”, “A liberdade quer Ser Livre” e “A Liberdade em Mossoró é Vocação”.
“Nossa ideia é mostrar desde os povos africanos até a abolição em Mossoró. Começando pela África, passaremos pela escravidão no Brasil, a fé que os escravos tinham em sua libertação, a Lei do Ventre Livre e dos Sexagenários, que libertou respectivamente as crianças nascidas de pais escravos e os escravos acima de 60 anos de idade, terminando na abolição aqui na cidade, bem antes da Lei Áurea”, afirma Marcos Leonardo.
Segundo o coordenador, os figurinos foram confeccionados de acordo com a alegoria. “Na ala da Europa Brasileira usaremos tecidos mais nobres e finos e na África Livre são utilizados panos similares a peles de animais, por exemplo. Tudo para conferir mais realidade e beleza ao desfile” comenta.
Todo um esquema está sendo preparado pela Gerência de Trânsito, para interdição da Alberto Maranhão e ruas de acesso a avenida. Toda a área do desfile será isolada com faixas e grades de segurança.
A prefeita Fafá Rosado convida os mossoroenses para participarem da comemoração. “Celebraremos nesta sexta com o tradicional Cortejo Liberdade os 128 anos da abolição da escravatura em Mossoró. Por isso, convido os cidadãos a prestigiarem essa grande festa do pioneirismo e da liberdade”, conclui.
Em virtude do desfile, o espetáculo Auto da Liberdade terá sua última apresentação nesta quinta-feira, 29. O Cortejo da Liberdade encerra uma série de atividades comemorativas que integram a Festa da Liberdade. Desde o dia 7 de setembro, a cidade vive um dos pontos altos de seu calendário festivo/cultural.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim