Independência

Independencia banner
Uma comissão de representantes dos catadores de resíduos sólidos de Mossoró foram recebidos nesta terça-feira (30), pelos vereadores da Câmara Municipal de Mossoró, para pedir apoio e intermediar o processo de doação de um terreno onde seja construído o Centro de Triagem de Lixo Urbano da cidade. O Centro de Triagem terá capacidade para processar 160 toneladas diários de lixo domiciliar urbano e beneficiar 138 catadores de lixo. Atualmente, grande parte do lixo produzido em Mossoró não passa pelo processo de reciclagem, sendo um grave problema para o meio ambiente. Além disso, apenas 40 pessoas estão exercendo essa função na cidade.

Para a viabilidade do centro, um Plano de Negócios em Desenvolvimento Regional Sustentável já foi elaborado. O projeto conta com recursos do BNDEs, por meio de acordo de cooperação técnica para o Desenvolvimento Regional Sustentável entre o Banco do Brasil e o BNDEs, para as associações que realizem a coleta seletiva de lixo em Mossoró. Este projeto já foi aprovado junto ao Banco do Brasil, no entanto, o processo de financiamento emperrou no BNDEs devido à exigência de haver um terreno disponível para a instalação do centro. Um terreno já foi doado pela prefeitura para esse fim, no entanto, foi devolvido por não de adequar às exigências. Devido a essa doação, um impasse está ocorrendo entre a Prefeitura de Mossoró e os catadores, oganizados em cooperativa, que solicitam um novo terreno para a construção do Centro de Triagem.

Um ofício, assinado pelos 13 vereadores, solicitando a doação do terreno adequado para a construção do Centro de Triagem será entregue à Prefeitura de Mossoró. Além da doação do terreno, a Câmara Municipal também pede que a prefeitura também faça o intermédio do fortalecimento da cooperativa dos catadores. Atualmente, duas associações trabalham com a reciclagem de resíduos sólidos em Mossoró: a Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI) e a Associação de Catadores de Material Reciclável de Mossoró (Ascamarem).

*Assessoria de Comunicação

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo